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Deseja começar a empreender? 3 sinais de que chegou a hora!

Por 2 de janeiro de 2019 Sem Comentários
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Deseja começar a empreender? 3 sinais de que chegou a hora!

 Deseja começar a empreender? 3 sinais de que chegou a hora!

Você quer ser dono do próprio negócio e passar de empregado a patrão, mas tem medo de lançar seu projeto e se sujeitar às oscilações do mercado? O receio é compreensível: começar a empreender exige que você saia da zona de conforto, e o sucesso depende também de fatores externos, fora do seu controle.

De qualquer forma, o medo não deve ser impedimento caso você já esteja preparado para ser um empreendedor. Como você vai descobrir? Confira a seguir 3 sinais de que você está pronto para começar a empreender.

1. Insatisfação com o emprego

Se sua profissão lhe parece um fardo, é provável que você esteja entre os 56% dos trabalhadores insatisfeitos com seu trabalho. Motivadas pelo salário, muitas pessoas exercem funções com as quais não se identificam e deixam o projeto de empreender sempre em segundo plano. Até quando você vai esperar?

Trabalhar por uma causa em que não acredita, em uma empresa que não atende suas expectativas, é frustrante. Se você está sujeito a isso, mas já almeja outros objetivos, tudo bem, mas se não há perspectivas de melhora, seu tempo e talento estão sendo desperdiçados.

Empreender traz motivação, é desenvolver um projeto pessoal, uma paixão. Por isso empreendedores priorizam o trabalho que gostam, e não o comodismo de um emprego chato com dinheiro certo no final do mês.

2. Vontade de inovar

O filme “Fome de Poder” (excelente para empreendedores) narra como o McDonald’s se tornou uma febre. Em uma de suas cenas, os irmãos McDonald simulam a coreografia dos funcionários em uma cozinha desenhada a giz no chão.

A finalidade era desenvolver o local de preparo dos pedidos de forma funcional e inovadora, capaz de atender o cliente o mais rápido possível, diferencial que nenhum outro restaurante tinha.

Se você viu um problema e tem ideia de um serviço ou produto passível de solucioná-lo, empreenda! Muitos clientes podem estar insatisfeitos com o que já existe no mercado, e sua inovação pode suprir a demanda desse público-alvo. A demora identificada pelos irmãos McDonald fez da agilidade no atendimento a maior bandeira de seu negócio.

Maquina de recarga de celular

Venda recarga de celular

3. Consciência dos riscos

Quem quer ter o próprio empreendimento precisa estar disposto a se arriscar: os concorrentes podem surpreender e ganhar clientela, as vendas sofrem com a sazonalidade e o capital investido pode não ter retorno.

Quais fatores externos são oportunidades ou ameaças ao seu empreendimento? Entender os riscos exige conhecimento de mercado e prepara o empreendedor para minimizá-los. Comece conhecendo o ramo: se você quer abrir uma revenda de consórcios, por exemplo, pesquise quais são os mais procurados e como investir em marketing nessa área.

Estudo, mentoria, conversa com especialistas, networking, pesquisas de mercado e a elaboração de um plano de negócios ajudam o empreendedor a se conscientizar em relação ao futuro.

Sinais de que NÃO está preparado para começar a empreender

Se você não gosta de desafios, quer levar uma vida mansa, ficar rico ou famoso, esse não é momento de abrir o próprio negócio.

Empreender é desafiador por causa dos riscos. A própria matriz Swot classifica as oportunidades e ameaças como fatores externos, que não podem ser controlados pelo empreendedor, apenas precavidos.

Quanto à vida mansa, você vai precisar trabalhar mais que os colaboradores até que sua empresa se consolide. Com o tempo, é possível conquistar horários flexíveis, mas a atenção ao mercado deve ser constante, exigindo do líder planejamento e renovação.

Você estará empreendendo pelos motivos errados se quiser investir em algo só porque aquilo dá dinheiro e a finalidade é ser aclamado pela mídia. Esse tipo de ambição enfraquece a cultura organizacional e compromete o poder decisório do empreendedor: ele passa a ver cifras ao invés de oportunidades e pessoas.

Começar a empreender vai além de conhecer o produto ou serviço desenvolvido e o mercado de atuação. O interessado nisso precisa ter autoconhecimento, pois assim ele sabe exatamente onde quer chegar e se está disposto a fazer as renúncias exigidas no caminho.

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